capa Informal
 Boletim   Notícias
 

 

     Boletins
     Notícias
    PROAlgarve
     Suplemento
     

CCDR Alg

 
informal 10 | Dez 2005

Destaques


TURISMO SUSTENTÁVEL

fotoNo passado dia 24 de Novembro, no Tivoli Marinotel de Vilamoura, decorreu um jantar-debate, promovido pelo Euro Info Centre Algarve, subordinado ao tema “Turismo Sustentável- Uma nova perspectiva europeia para destinos turísticos”. Este debate contou com as presenças de Apolónia Rodrigues, coordenadora da Rede Europeia do Turismo de Aldeia e perita nacional do “Grupo para a Sustentabilidade do Turismo” da Comissão Europeia e Luís Queiró, vice-presidente da Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu. Foram discutidas as especificidades do turismo algarvio perante uma nova perspectiva europeia, alicerçada no “Grupo de Turismo Sustentável” que tem como principal tarefa a elaboração de uma Agenda 21 para o Turismo Europeu. Durante o primeiro trimestre de 2006, o EIC promoverá um novo debate sobre “ Qualificação e diferenciação do Turismo do Algarve”, anunciou Campos Correia, o presidente da CCDR.

+ Info: Paulo Bota
Telef. 289 880 840
E-mail: eic@eicalgarve.webside.pt
Para subscrever a newsletter electrónica
visite na Internet: www.ccdr-alg.pt/eic




CONFERÊNCIA SIG

fotoNo passado dia 28 de Novembro, decorreu no auditório da CCDR, uma conferência sobre Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que teve como orador principal o professor Marco Pinho, director do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa.

Refira-se que a CCDR tem vindo a desenvolver um Sistema de Informação Ambiental, o qual recorre à utilização de um SIG, entendido como uma ferramenta de produção e manipulação de informação georeferenciada para análise espacial, produção de relatórios, mapas, quadros ou gráficos destinados a apoiar as tomadas de decisão. Integrado no âmbito da iniciativa esteve patente ao público até ao dia 16 de Dezembro, uma Mostra nas instalações da CCDR Algarve, revelando os principais trabalhos em curso.

+ Info: Anabela Dores
Telef. 289 895 200
www.ccdr-alg.pt/mapas/viewer.htm




FESTA DOS PRESÉPIOS

Promovido pela CCDR Algarve, no âmbito da dinamização das Actividades de Animação do Algarve Rural, está a decorrer a 3ª. Edição do “Concurso dos Presépios nas Aldeias do Algarve - Natal 2005”, que dá continuidade às iniciativas de recuperação das tradições, saberes e vivências que por vezes parecem perdidas, mas que surgem de forma espontânea e duradoura pela mão das populações. Este ano a iniciativa foi aberta a todas as Aldeias das Áreas de Baixa Densidade e encerrará, tal como aconteceu nas duas edições anteriores, com uma animada festa. Os presépios poderão ser visitados de 19 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2006.

+ Info: Ana Rosa Cardoso
Telef. 289 895 200
E-mail: arosa@ccdr-alg.pt
Internet: www.ccdr-alg.pt/presepios




PONTO SITUAÇÃO DO INTERREG

A 3ª e última Convocatória do Programa INTERREG III A - Cooperação Transfronteiriça Portugal - Espanha, encerrou em Julho último. Nas Antenas do Secretariado Técnico Conjunto, referente ao Sub - programa 5 - Alentejo / Algarve / Andaluzia, foram recebidos mais de cinco dezenas de projectos, dos quais 25 têm Chefe de Fila no Algarve. A verba ora solicitada, no computo geral destes projectos, ultrapassa em larga percentagem, os montantes disponíveis. A decisão relativa à aprovação destes projectos será conhecida após a realização da reunião do Sub Comité de Gestão Regional, estando disponível no site da CCDR, a partir de 21 de Dezembro.

+ Info: Susana Faísca
Telef. 289 895 200
E-mail: sfaisca@ccdr-alg.pt
Internet: www.ccdr-alg.pt/interreg




11ª CA DO PROALGARVE

fotoA Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional da Região do Algarve, reuniu pela décima primeira vez, no dia 9 de Dezembro, no Hotel Tivoli Arade, na Marina de Portimão. A reunião foi presidida pelo gestor do PROAlgarve, contou com a participação dos representantes da Comissão Europeia, da DG Regio, da DG Emprego, da DG Agri e das autoridades nacionais responsáveis pela Gestão do QCA III, para além dos 80 membros efectivos que integram a Comissão de Acompanhamento. Recorde-se que a Comissão de Acompanhamento, é o principal forúm de análise das questões relacionadas com o PROAlgarve e com a gestão dos fundos comunitários para a Região.

+ Info: Filomena Coelho
Telef. 289 895 200
E-mail: proalgarve@ccdr-alg.pt




POLIS

As newsletters dos Programas Polis de Albufeira e Silves estão disponíveis desde o início de Dezembro e mostram notícias sobre o evoluir dos trabalhos.

+ Info: João Cercas
Telef. 289 599 850
E-mail: info@polisalbufeira.pt
Internet: www.polisalbufeira.pt
+ Info: Teresa Jesus
Telef. 282 444 139
E-mail: silvespolis@oninet.pt



EUROPE DIRECT

fotoO Centro Europe Direct é um serviço de Informação Europeia, sedeado na CCDR Algarve e foi criado para dar continuidade às acções desenvolvidas pelo Info Point Europa.

O CED pertence às redes de informação da União Europeia, constituída por cerca de 400 centros, 13 dos quais localizados em Portugal e tem por objectivo informar e aproximar os cidadãos às políticas comunitárias e divulgar informação europeia em toda a região do Algarve, através da realização da organização de campanhas, sessões de esclarecimento, seminários e exposições, promovendo assim o debate europeu.

A funcionar desde Junho de 2005, o CED realizou diversas sessões de esclarecimento, nomeadamente no Estabelecimento Prisional de Faro, em Escolas EB 2,3 e participou em feiras e exposições. Decorrente do Protocolo de Cooperação assinado entre a CCDR, AMAL e a RTA, o serviço alargou a sua divulgação aos postos de Turismo e às Câmaras Municipais do Algarve.

+ Info: Vilma Dourado
Telef. 289 895 200
E-mail:europedirect@ccdr-alg.pt
www.ccdr-alg.pt/europedirect


 


CCDR Alg Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve
Praça da Liberdade, nº2, 8000-164 Faro
Tel. 289 895 200   Fax. 289 803 591
E-mail: geral@ccdr-alg.pt
© CCDR Algarve 2005