Na passada semana, o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton, e os fabricantes europeus de eletrolisadores debateram em Bruxelas a forma de aumentar a capacidade industrial de fabrico de eletrolisadores para produzir hidrogénio limpo, também conhecido como renovável ou verde. Foi assinada uma declaração conjunta através da qual a indústria se comprometeu a multiplicar por dez a sua capacidade de produção de eletrolisadores até 2025 o que permitirá a produção anual de 10 milhões de toneladas de hidrogénio renovável na UE até 2030, como fixado na Comunicação REPowerEU de março de 2022. Tal melhorará o aprovisionamento energético sustentável e seguro da Europa e reduzirá a dependência da UE em relação ao gás russo.

Por seu lado, o vice-presidente executivo Frans Timmermans também participou na Cimeira Mundial do Hidrogénio 2022, onde proferiu um discurso sobre a liderança da UE no desenvolvimento do hidrogénio a nível mundial e debateu alternativas  visando impulsionar a utilização de energias renováveis e de hidrogénio limpo ou verde como alternativa ao gás de origem fóssil.

O hidrogénio limpo é visto como uma das apostas estratégicas da Europa para se conseguir alcançar a meta de impacto neutro da economia no clima até 2050, prevista no Pacto Ecológico Europeu. Segundo a Aliança Europeia para o Hidrogénio Limpo existe uma carteira de mais de 750 projetos na UE, muitos deles operacionais em 2025.

Palco de projetos em grande escala, a Península Ibérica está a tornar-se num dos principais centros para a produção de hidrogénio limpo a nível mundial. O crescente interesse por Portugal e Espanha para a construção de infraestruturas de produção de hidrogénio verde deve-se ao potencial destes dois países no que concerne a geração de energia solar e eólica, facto que permite a produção de hidrogénio a um preço mais reduzido comparativamente a outros países da UE. Esse fator pesou certamente no estabelecimento da unidade de produção de hidrogénio verde, recentemente anunciada, e que irá arrancar no início de 2024 em Sines.

Notícias
2022-05-11