Cirilo foi um dos grandes responsáveis pela expansão do cristianismo ortodoxo entre os Eslavos do Leste Europeu no século IX. Uma das realizações mais importantes de São Cirilo foi a elaboração de um alfabeto adaptado às línguas eslavas, conhecido posteriormente como alfabeto cirílico.

Ele e seu irmão Metódio (ambos são os santos patronos da Europa) foram importantes durante as disputas ideológicas e tensões entre o Império Bizantino e o Sacro Império Romano-Germânico e também na aculturação dos povos Eslavos pelo Cristianismo.

Os Santos Cirilo e Metódio nasceram em Salónica, na primeira metade do século  IX. Bizantinos de formação, tornaram-se apóstolos dos povos eslavos, na Morávia,  atuais repúblicas Checa e Eslovaca, e na Panónia, atual Croácia. Para eles,  traduziram A Bíblia e os livros litúrgicos para a língua paleoeslava, e reuniram  discípulos. As suas iniciativas missionárias foram aprovadas pelo Papa Adriano  II. Entretanto, Cirilo adoeceu, acabando por morrer na cidade, e sendo sepultado  na igreja de S. Clemente. Metódio, ordenado bispo, regressou à Morávia,  falecendo aí no ano de 885. Os seus discípulos, expulsos do país, refugiaram-se  na Bulgária. Daí a liturgia e a literatura eslava passaram para o reino de Kiev, na Rússia e para todos os países eslavos de rito bizantino.

+ Info

Notícias
2017-02-14