Europe Direct

Nova iniciativa da ue e das nações unidas para erradicar a violência contra mulheres e raparigas

Na Assembleia Geral das Nações Unidas celebrada a dia 21 de Setembro, em Nova Iorque, as Nações Unidas e a União Europeia lançarom a iniciativa «Spotlight», cum desembolso de 500 milhões de euros, que visa erradicar todas as de violência contra as mulheres e raparigas.

Com ocasião da presentacão da iniciativa a Alta Representante da União Europeia, Federica Mongherini declarou: «A União Europeia está determinada a lutar contra todas as formas de violência exercida contra as mulheres e raparigas, pois constituem uma ameaça aos nossos valores e direitos fundamentais essenciais como a dignidade, o acesso à justiça e a igualdade entre homens e mulheres. Em primeiro lugar, temos de garantir a segurança das mulheres e das raparigas para que possam realizar plenamente o seu potencial.»

Segundo as estimas 35% das mulheres em todo o mundo som vitimas de violência nalgum momento das suas vidas. A iniciativa »Spotlight» implementará nos anos vindeiros programas para erradicar diversas formas de violência contra as mulheres como as violências sexuais baseadas no género e as práticas danosas, tráfico de mulheres e raparigas e exploração económica (explorão laboral), feminicídio e violência doméstica e familiar.

A iniciativa está vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em concreto, com o objetivo nº 5, que versa sobre a igualdade de género.

Ler + aqui