Europe Direct

Um Fundo Europeu de Defesa

Comissão acaba de instituir o Fundo Europeu de Defesa, com vista a ajudar os Estados-Membros a despender o dinheiro dos contribuintes de uma forma mais eficiente, reduzir duplicações na despesa e obter uma melhor relação custo-benefício. Anunciado pelo Presidente Juncker em setembro de 2016  são 5,5 mil milhões de EUR por ano para reforçar as capacidades de defesa da Europ: para coordenar, complementar e ampliar os investimentos nacionais na investigação em matéria de defesa, no desenvolvimento de protótipos e na aquisição de equipamentos e tecnologia de defesa.

Um Fundo Europeu de Defesa ambicioso ajudará a garantir uma União Europeia capaz de proteger e defender os seus cidadãos, em complementaridade com outros trabalhos em curso, nomeadamente a Estratégia Global da UE: Plano de Execução em matéria de Segurança e Defesa, que estabelece um novo nível de ambição para a União e identifica as medidas necessárias nesse sentido, e a implementação da Declaração Conjunta UE-OTAN, assinada pelo Presidente do Conselho Europeu, o Presidente da Comissão e o Secretário-Geral da OTAN.

Com o apoio do Parlamento Europeu e dos Estados-Membros, o Fundo Europeu de Defesa pode rapidamente tornar-se no motor de desenvolvimento da União Europeia da Segurança e da Defesa, desejada pelos cidadãos.

Olhando para o futuro, e no seguimento do Livro Branco da Comissão sobre o Futuro da Europa, a Comissão também publicou hoje um documento de reflexão para lançar um debate público sobre a forma como a UE a 27 poderá evoluir até 2025 em matéria de defesa.

+ INFO