Enterprise Europe Network - Notícias

Com prazo para submissão até 19 de julho 2018, a Agência Executiva para as PME (EASME) lançou um convite à apresentação de propostas "COS-TOURCCI-2017-3-03: Supporting the promotion and development of transnational thematic tourism products linked to cultural and creative industries"

Este convite destina-se a co-financiar projetos de cooperação transnacional que explorem sinergias entre o Turismo e as Iindústrias Culturais e Criativas (ICC). Em concreto, o objetivo é explorar os efeitos indiretos da cultura e da criatividade nos produtos e serviços turísticos, nomeadamente:
• revitalizar as atrações e destinos turísticos e diversificar as experiências de turismo transnacional
• prolongar a sazonalidade dos destinos da UE e / ou reforçar a sustentabilidade das ofertas turísticas
• impulsionar a inovação nas cadeias de valor do turismo transnacional visando o desenvolvimento e a promoção de ofertas de turismo inovadoras, mas tangíveis.

Mais informações no site da EASME ou contactando a Enterprise Europe Network-CCDR Algarve.

 

 

Está disponível, para descarregamento, a newsletter #17 do Grupo Setorial "Maritime Industries” da Enterprise Europe Network. Em caso de interesse nas oportunidades de negócio, eventos ou informações contidos nesta newsletter específica para o setor marítimo, queira pf. contactar a Enterprise Europe Network-CCDR Algarve.

Descarregar Maritime Industries News #17

A Comissão irá apresentar, ainda esta ano, propostas pormenorizadas para a próxima geração de programas financeiros para o quadro financeiro plurianual pós-2020, que constitui o orçamento da UE a longo prazo. Estas propostas serão concebidas de forma a que a UE possa atingir os objetivos fixados nos domínios mais importantes em que a sua intervenção possa ser mais eficaz do que a ação isolada dos Estados-Membros. Para tal, é necessário fazer uma avaliação do que funcionou bem no passado  e do que poderá ser melhorado no futuro.

A Enterprise Europe Network, instrumento de apoio às empresas, co-financiado pela Comissão Europeia, apela à Sua participação na consulta pública às empresas sobre os fundos da UE no domínio do investimento, investigação e inovação, PME e mercado úniconesta iniciativa, através do preenchimento deste questionário lançado pela Comissão Europeia, até ao dia 8 de março de 2018. Poderá selecionar a língua portuguesa no canto superior direito do referido questionário.

Para esclarecimentos adicionais, poderá contactar a Enterprise Europe Network através do telefone 289 895 270 ou e-mail een-portugal@ccdr-alg.pt

 

A CCDR Algarve, membro da Enterprise Eurpe Network, apela à participação de todas as empresas  nesta consulta sobre a revisão da Definição de PME - Recomendação 2003/361/CE, através do preenchimento do Questionário lançado pela Comissão Europeia, até ao dia 12 de março de 2018. Poderá selecionar a língua portuguesa no canto superior direito do referido questionário.

O objetivo desta revisão é assegurar que a definição de PME continua a ser adequada à sua finalidade e cumpre os seus objetivos na atual conjuntura económica.

Ao fornecer uma definição comum do que deve ser considerado uma PME «genuína», os principais objetivos visados pela recomendação são os seguintes:
– criar condições de concorrência equitativas e evitar distorções de concorrência entre empresas;
– assegurar a igualdade de tratamento de todas as PME; e
– melhorar a coerência e a eficácia das políticas a favor das PME.

Uma PME genuína é considerada uma empresa cuja dimensão pode constituir uma desvantagem. Foi criado um conjunto de políticas europeias para assegurar que estas PME beneficiam de apoio financeiro, redução de taxas, menos encargos administrativos, etc. A definição de PME da UE é um instrumento operacional que permite selecionar as PME que deverão beneficiar dessas políticas.

A fim de identificar estas PME genuínas, a definição da UE baseia-se em 3 critérios:
– Número de efetivos;
– Limiares financeiros;
– Autonomia/propriedade.

Solicitamos que na última questão seja colocado o código PT00197, que identifica a CCDR Algarve enquanto parceiro regional da Enterprise Europe Network. 

Recorda-se que a 3ª fase do concurso do SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego está a decorrer até 14 de dezembro. O SI2E foi lançado com o objetivo de promover o empreendedorismo e a criação de emprego. São suscetíveis de apoio a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas. Para mais informação devem aceder ao https://www.portugal2020.pt/Portal2020 ou a http://algarve2020.eu/info/avisos.

Páginas