Observatório das Dinâmicas Regionais

No âmbito do modelo de governação do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 e dos respetivos programas operacionais, foi prevista a criação dos Centros de Observação das Dinâmicas Regionais (CODR) conforme apresentado no DL 312/2007 de 17 de Setembro, alterado pelo DL 74/2008, de 22 de Abril.

Ao abrigo desta legislação, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Alg), constituiu-se o Observatório das Dinâmicas Regionais do Algarve.

Dinamizado pela estrutura da CCDR Alg, o trabalho desenvolvido pelo Observatório das Dinâmicas Regionais do Algarve processa-se em estreita articulação com os Observatórios do QREN e do Ordenamento do Território e do Urbanismo, sendo a sua coordenação é assegurada pelo Presidente da CCDR Alg.

O Observatório das Dinâmicas Regionais do Algarve, no contexto do modelo de Governação do QREN, apoia o exercício de competências da Comissão de Aconselhamento Estratégico do Programa Operacional do Algarve.

O Observatório procura fomentar a reflexão e a interação institucional e regional sobre os processos e as dinâmicas regionais de desenvolvimento económico, social e territorial, assegurando o apoio à sua monitorização e promovendo o debate de temas de relevância para a agenda Regional, designadamente: