Ágoras e Diálogos com cidadãos


O Parlamento Europeu (PE) aprovou a 15 de janeiro  a realização da Conferência sobre o Futuro da Europa, incluindo recomendações sobre a sua composição e os modelos de participação dos cidadãos.

A participação dos cidadãos, da sociedade civil e das diferentes partes interessadas a nível europeu, nacional, regional e local deve ser o elemento fundamental deste processo “inovador e original” da Conferência sobre o Futuro da Europa, diz o PE. O processo da Conferência deve ser aberto e transparente, adotando uma abordagem “inclusiva, participativa e equilibrada” em relação aos cidadãos e às partes interessadas.

A Conferência constitui uma oportunidade para “identificar se a UE está no bom caminho e quais as novas medidas que devem ser melhoradas”, para aumentar a sua capacidade e para torná-la mais democrática.

O PE propõe a realização de “ágoras dos cidadãos temáticas” que reflitam as prioridades políticas, compostas por um máximo de 200-300 cidadãos, com um mínimo de três por Estado-Membro, devem ser organizadas em diferentes locais da UE e ser representativas pelo prisma da distribuição geográfica, do género, da idade, do contexto socioeconómico e/ou nível de educação.


O Europe Direct Algarve  irá organizar ao longo do ano Diálogos com os cidadãos que pretendem contribuir para os Ágora e para a Conferência sobre o Futuro da Europa. Siga-nos!

Notícias
2020-01-30