No âmbito da programação de fundos europeus para o período 2021 -2027 cada região europeia deve assegurar o cumprimento da boa governação da sua Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), nomeadamente em termos de capacidades e competências de investigação, inovação e adoção de tecnologias avançadas.

A construção da EREI Algarve 2030 resultou dos diferentes contributos recebidos no âmbito da participação ativa dum conjunto alargado de entidades públicas e privadas, numa abordagem multinível e num compromisso com os novos desafios societais e agendas de ciência e tecnologia. Neste processo definiram-se as escolhas de domínios de excelência para o desenvolvimento da política regional de inovação: turismo, economia do mar, recursos endógenos terrestres, saúde, bem-estar e longevidade, indústrias culturais e criativas, sustentabilidade ambiental e digitalização e TIC.

A implementação da EREI Algarve tem implicado a adoção de um modelo de governança que envolve os atores regionais - empresas, instituições de ensino, de investigação e de desenvolvimento, entidades públicas de planeamento e de gestão de políticas de IDI e utilizadores de inovação - de forma contínua na definição de prioridades, na reavaliação da estratégia e na definição de como devem ser aplicados os instrumentos de políticas.

Este modelo tem assentado no princípio da “liderança colaborativa”, encabeçada pela CCDR Algarve, I.P., sublinhando-se o caráter interdependente, aberto e evolutivo do sistema regional de inovação. A governança da EREI 2030 integra um conjunto de órgãos e instrumentos de gestão, concretamente a Comissão Executiva (responsável pela implementação e gestão da EREI), o Conselho de Inovação Regional do Algarve (de natureza consultiva) e Plataformas de Inovação e Colaboração (áreas de trabalho colaborativas suportadas por espaços de descoberta empreendedora).

CIRA - Conselho de Inovação Regional do Algarve foi alvo de uma atualização decorrente do novo período de programação de fundos europeus, tendo a mesma sido aprovada pelo Conselho Diretivo da CCDR Algarve, I.P. em 27 de maio de 2024, após auscultação do Conselho Regional, através de consulta escrita.

CIRA reúne em plenário, podendo incluir secções orientadas para os domínios de especialização inteligente regional, visando assegurar respostas regionais, multi-institucionais e multissetoriais para a monitorização, avaliação e evolução da EREI Algarve, procurando a cooperação e as redes, bem como a inovação e a internacionalização.

A nova constituição deste órgão consultivo foi definida a partir de critérios qualitativos, designadamente as atividades e competências em I&D e inovação, em que foram integradas entidades públicas e privadas de âmbito regional e nacional.

Conselho de Inovação Regional do Algarve (Aprovado em Conselho Diretivo da CCDR Algarve I.P. em 27 de maio de 2024)

Regulamento Interno do Conselho de Inovação Regional do Algarve (Aprovado em Conselho Diretivo da CCDR Algarve I.P. em 27 de maio de 2024) 

Lista de Membros do Conselho de Inovação Regional do Algarve (27 de maio de 2024)

Documentos

Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional 
Domínios de especialização da EREI Algarve 2030 

Links

Estratégia Nacional de Especialização Inteligente – ENEI 2030 
Programa Regional ALGARVE 2030 
Projeto Diversificar Algarve 2030

Eventos

1.ª Reunião do CIRA 2030: 3 de julho de 2024

Agenda:

ENEI 2030, Estratégia Nacional de Especialização Inteligente - PDF

  • Alexandra Vilela, Vogal Executiva do Conselho de Administração da ANI - Agência Nacional de Inovação, S.A

Implementação da EREI, Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2020 e transição para 2030

  • Aquiles Marreiros, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030

Governança da EREI, papel do CIRA, Conselho de Inovação Regional do Algarve - PDF

  • Lurdes Carvalho, Diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, I.P.

Aprovação do Regulamento Interno do Conselho de Inovação Regional do Algarve

Agenda Regional de Investigação & Inovação - PDF

  • Lurdes Carvalho, Diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, I.P.

Contributo da UALG para uma Agenda Regional de Investigação & Inovação

  • Nuno Bicho, Vice-Reitor para a Investigação e Cultura da Universidade do Algarve

Debate

Encerramento da 1ª Reunião CIRA 2030 - PDF

  • José Apolinário, Presidente do Conselho Diretivo da CCDR Algarve I.P.