A iniciativa reuniu na capital onubense, um conjunto de líderes das regiões do Algarve e de Huelva e outros responsáveis pela dinamização das políticas de ordenamento e da articulação territorial.

Na sua intervenção, Álvaro Viegas anunciou três prioridades para impulsionar a cooperação das duas regiões vizinhas. Em primeiro, identificou a colaboração administrativa e o estreitamento da cooperação ao nível institucional, entre a comunidade de trabalho das duas regiões, que permitirá o desenvolvimento de mais projectos apoiados pelo INTERREG III A. No capítulo dos transportes e comunicações, destacou a travessia ferroviária e a complementaridade das estruturas portuárias a que estão associados os trabalhos em curso da navegabilidade do rio Guadiana. Por último salientou a importância da construção da nova Ponte Alcoutim - San Lucar investimento considerado fundamental para o incremento do desenvolvimento, opinião que mereceu a concordância da Diputacion de Huelva e dos restantes organismos presentes.

Refira-se que as duas regiões, dispõem de um recém criado GIT Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, uma iniciativa suportada financeiramente pelo INTERREG, vocacionada para a organização de encontros e seminários, a edição de publicações, a aprendizagem das línguas português e espanhol e outras actividades de cooperação.
2004-07-07