Europe Direct

Monitor das cidades culturais e criativas

Junto se divulga informação recebida da comissão nacional da UNESCO sobre a primeira edição do Monitor de Cidades Culturais e Criativas mostra o desempenho de 168 cidades selecionadas em 30 países europeus em uma série de medidas que descrevem a 'Vibraxia Cultural', a 'Economia Criativa' e o 'Ambiente Favorável' de uma cidade, usando tanto dados quantitativos e qualitativos. As pontuações dessas três medidas são então agregadas em um índice geral (o "Índice C3") com base em um conjunto de pesos projetados em conjunto com especialistas no campo.

O Monitor de Cidades Culturais e Criativas é projetado para ajudar os formuladores de políticas nacionais, regionais e municipais a identificar pontos fortes e oportunidades locais e comparar as suas cidades com centros urbanos semelhantes, usando dados quantitativos e qualitativos. O Monitor de Cidades Culturais e Criativas é, portanto, um instrumento para promover a troca mútua e a aprendizagem entre cidades. Para os investigadores, espera-se que o conjunto de dados comparáveis ??gere novas questões e insights sobre o papel da cultura e da criatividade no bem-estar social e económico das cidades.

Esta plataforma permite aos utilizadores navegar nas 168 cidades selecionadas e as informações quantitativas e qualitativas sobre o seu desempenho nas páginas Países e Cidades. As ferramentas criativas tornam possível adaptar os pesos de acordo com a importância atribuída a diferentes tópicos pelas cidades e produzir rankings personalizados; crie uma nova entrada de cidade, adicionando novos dados e comparando-os com cidades selecionadas no Monitor; e simular o impacto de ações políticas (por exemplo, aumento de visitantes da cidade) nas pontuações finais, permitindo assim que os utilizadores criem cenários.

+ INFO
#EUCreativeCities #EuropeForCulture