A estratégia de mercado único digital, adotada em 6 de Maio de 2015, inclui 16 iniciativas a serem entregues até o final de 2016.

O Mercado Único Digital pode criar oportunidades para novas empresas em fase de arranque e permitir que as empresas existentes cresçam e tirem partido da escala de um mercado de mais de 500 milhões de pessoas. A União Europeia tem as capacidades necessárias para ser líder na economia digital global, mas atualmente não está a aproveitar todo o seu potencial. A fragmentação e os obstáculos que não existem no Mercado Único físico estão a impedir a UE de avançar. A eliminação desses obstáculos dentro da Europa poderia contribuir € 415 bilhões por ano para a economia da Europa. A economia digital pode expandir os mercados e promover melhores serviços a melhores preços, oferecer uma maior escolha e criar novas fontes de emprego. Um Mercado Único Digital pode criar oportunidades para novas empresas em fase de arranque e permitir que as empresas existentes cresçam e tirem partido da escala de um mercado de mais de 500 milhões de pessoas.

A Estratégia para o Mercado Único Digital assentará em três pilares:

1)      Melhor acesso dos consumidores e empresas a bens e serviços em linha em toda a Europa

2)      Criação das condições adequadas para o desenvolvimento de redes e serviços digitais

3)      Otimização do potencial de crescimento da nossa Economia Digital Europeia

A criação de um Mercado Único Digital constitui uma componente-chave da Estratégia da UE para se preparar para o futuro e continuar a proporcionar à sua população padrões de vida elevados. Tal exige vontade política e implica a realização das ações previstas na Estratégia definida. Exige a mobilização dos fundos e recursos necessários e o estabelecimento de uma estrutura de governação entre os intervenientes-chave com vista a assegurar a sua realização efetiva pelas instituições da UE, pelos Estados-Membros e pelas partes interessadas. Nos casos em que haja já provas suficientes da existência de obstáculos que devem ser suprimidos, a Comissão apresentará propostas legislativas e tomará iniciativas com vista a colocar a escala do Mercado Único ao serviço dos consumidores e das empresas. Nos casos em que sejam necessárias outras consultas e a recolha de dados a fim de determinar a via adequada a seguir, a Comissão solicitará a participação das partes interessadas no debate das opções disponíveis.

Fonte: http://europedirect.adral.pt/index.php/2013-06-05-01-00-59/369-mercado-unico-digital-prioridade-2-da-comissao-europeia

+ Info http://ec.europa.eu/priorities/digital-single-market_pt

Notícias
2016-05-03