A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) assinala, a 4 de dezembro de 2025, o 12.º aniversário da aprovação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) da candidatura da Dieta Mediterrânica (DM) a Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade. A proposta foi apresentada por sete países — Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos — tendo o Município de Tavira sido escolhido como comunidade representativa portuguesa.

Ao longo destes 12 anos, a região tem procurado preservar a identidade e autenticidade da Dieta Mediterrânica, contrariando tendências de globalização que ameaçam a diversidade biológica, as identidades locais, as produções tradicionais, as paisagens culturais, o ambiente e o património construído.

Com a aprovação do Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na Região do Algarve 2023-2027 (PASDM 2023-2027) — estruturado em quatro vetores e dezasseis ações, nove das quais coordenadas pela CCDR Algarve — intensificou-se o trabalho conjunto entre as várias entidades envolvidas na salvaguarda deste património. Enquanto conceito multidisciplinar, a Dieta Mediterrânica exige a intervenção e colaboração de organismos e setores públicos e privados, sendo hoje evidente a consolidação de uma rede regional empenhada na sua dinamização.

A celebração deste 12.º aniversário culminará no dia 9 de dezembro, com uma reunião dos parceiros do Plano de Atividades para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2023-2027 e com o lançamento do livro “Uma visão sobre a Dieta Mediterrânica – todo o (el) Algarve”, financiado no âmbito do programa INTERREG – POCTEP 2021-2027.

Para aprofundar este trabalho, está disponível no portal institucional a nova página Dieta Mediterrânica | CCDR Algarve, onde pode ser consultada informação sobre o trabalho.

2025-12-04