Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, realiza-se em Lisboa de 27 de junho e 1 de julho e acontece num momento em que o mundo enceta esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030 (aqui em português).

Como parte das primeiras fases da Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recentemente lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Conferência visa promover uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos.

As emissões de carbono das atividades humanas estão a causar o aquecimento dos oceanos, a sua acidificação e a perda de oxigénio, o que, por sua vez, ameaça os organismos e os ecossistemas e tem um impacte negativo na segurança alimentar, no turismo e na economia. Comprovado cientificamente, os oceanos estão seriamente degradados e, a manter-se a tendência atual, as consequências serão catastróficas para o planeta e para a humanidade, pelo que a sustentabilidade dos mesmos deverá ser a preocupação de todos, traduzida por ações a nível local, regional, nacional e global.

Para além das sessões plenárias, realizar-se-ão 8 diálogos interativos, com enfoque num largo leque de questões ligadas aos oceanos como a poluição marinha, a promoção de economias assentes nos oceanos, o crescente conhecimento científico e a partilha de tecnologia marinha.

Nesta Conferência, são esperados Chefes de Estados e de Governo, líderes do setor privado, da comunidade científica e outros parceiros, os quais, em conjunto, irão definir um novo caminho que assegure a proteção e a conservação dos oceanos e dos seus recursos.

A delegação da União Europeia, que integra um grupo de 12 eurodeputados das comissões das Pescas, do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e do Desenvolvimento, será encabeçada pelo Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkeviciu.

No dia 27 de junho, o comissário marca presença na sessão de abertura da Conferência dos Oceanos, às 10h00, na Altice Arena, em Lisboa e participará em várias discussões temáticas, sendo um dos oradores principais num evento sobre poluição plástica.

No dia anterior, domingo 26, pelas 17:00, o Comissário participará numa ação em Carcavelos que visa sensibilizar para a poluição do ambiente costeiro e marinho por micro e nanoplásticos. Esta ação assinala o arranque da campanha europeia anual de limpeza de praias, #EUBeachCleanUp, que terá o seu ponto alto no final de setembro. Pode acompanhar esta ação nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Twitter e Facebook).

Ainda nesse dia, pelas 18h00, na Casa de Santa Maria em Cascais, o Comissário Europeu participa num encontro com pescadores, organizações não governamentais e outras entidades para ouvir em primeira mão as preocupações dos principais intervenientes nesta área.

De salientar que a Comissão Europeia e o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança apresentaram hoje a agenda renovada da União Europeia sobre a Governação Internacional dos Oceanos, propondo ações para um oceano seguro, limpo e gerido de forma sustentável. A nova agenda tem um papel importante no cumprimento da parte azul do Pacto Ecológico Europeu. Em conjunto com a proposta da Comissão de estabelecer objetivos juridicamente vinculativos para restaurar os ecossistemas, incluindo no mar, apresentada esta semana, a UE demonstra o seu forte compromisso para com os oceanos.

Para mais informações consulte o Website da Conferência,  o Programa e 5 coisas que você precisa saber sobre a Conferência dos Oceanos | ONU News

O evento será transmitido em direto (Programa oficial) na UN WebTV.

Vídeo de Apresentação da Conferência dos Oceanos

Notícias
2022-06-24