O SIMPLEX foi lançado em 2006 como uma estratégia de modernização administrativa transversal ao Governo e serviços da administração pública central e local. Entre 2006 e 2011 foram implementadas diversas medidas de simplificação com impactos positivos na vida dos cidadãos e das empresas, como o cartão de cidadão, a empresa na hora, a informação empresarial simplificada ou o licenciamento zero. 

No passado dia 5 de julho, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, apresentou o estudo «Avaliação do Programa SIMPLEX+» realizado através do Programa de Apoio à Reforma Estrutural, o qual analisou o impacto de 40 medidas das edições de 2017 e 2018 do programa SIMPLEX+. Apresentou igualmente um recente serviço da Comissão Europeia, o «Serviço de Apoio às Reformas Estruturais» que tem por finalidade prestar apoio aos Estados-Membros que desejam implementar reformas e está já ativo em 26 Estados-Membros da UE.

Foi também apresentado o iSIMPLEX2019 que integra 119 medidas de modernização administrativa, que se distinguem pela natureza inovadora, para todas as áreas governativas.Com o lema «Inovação que muda a sua vida», o iSimplex2019 propõe soluções que reforçam a componente tecnológica das pessoas, das empresas e de mais e melhores serviços públicos, soluções essas que resultam, mais uma vez, de um processo participado e colaborativo. Ao longo de vários meses realizaram-se reuniões por todo o país, envolvendo centenas de empresários e funcionários públicos dos mais diversos setores do Estado; o Livro SIMPLEX deu origem a cerca de 100 propostas; e retomaram-se os encontros da Comissão para a Modernização Administrativa.

+ Informação 

Notícias
2019-07-09