"Raif Badawi é um homem muito corajoso e exemplar". Foi com estas palavras que o presidente do Parlamento Europeu anunciou a decisão da conferência de líderes sobre o vencedor do Prémio Sakharov 2015. Em janeiro deste ano, Raif Badawi foi chicoteado 50 vezes, resultado da pena a que foi condenado pelas opiniões que escrevia num blogue criado para estimular o discurso político na Arábia Saudita.

O vencedor do prémio Sakharov cumpre atualmente uma pena de 10 anos de prisão e está condenado também a receber mil chicotadas e ainda ao pagamento de uma multa por insultar valores islâmicos, segundo a justiça saudita. 

O  Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, instituído em 1988  é atribuído a pessoas que tenham dado uma contribuição excecional para a luta em prol dos direitos humanos em todo o mundo, chamando a atenção para as violações dos direitos humanos e apoiando os laureados e a sua causa. O respeito pelos direitos humanos é um dos valores fundamentais da União Europeia. Qualquer violação desses direitos é lesiva dos princípios democráticos nos quais a nossa sociedade se baseia, quer essa violação ocorra dentro ou fora da UE. O Parlamento Europeu combate tais violações através de ação legislativa, incluindo observação eleitoral, debates mensais sobre direitos humanos em Estrasburgo e a inscrição dos direitos humanos nos seus acordos de comércio externo.

http://www.europarl.europa.eu/sakharovprize/pt/home/the-prize.html
http://www.tsf.pt/internacional/interior/bloguer-saudita-vence-premio-sakharov-2015-4860863.html

Notícias
2016-03-07