Faro, Funchal e Umeå na Suécia são as três cidades mais limpas da Europa, em termos de qualidade do ar, segundo os dados publicados pela Agência Europeia do Meio Ambiente referentes a 2020 e 2021. Este ranking foi atribuído em função dos dados relativos às emissões atmosféricas, recolhidos pelas 400 estações de monitorização da qualidade do ar, das 340 cidades incluídas no Visualizador europeu de qualidade do ar.

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as suas diretrizes de saúde para a qualidade do ar, recomendando um nível máximo de 5 µg/m3 de partículas finas, em caso de exposição a longo prazo. Por seu lado, a União Europeia (UE), na sua Diretiva 2008/50/CE relativa à qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa, estabelecia um valor mais ambicioso, limitando as partículas finas a 2,5 µg/m3. Com a referida diretiva em fase de revisão, espera-se o alinhamento das normas da UE com as recomendações da OMS.

Apesar das emissões de numerosos poluentes atmosféricos terem diminuído substancialmente durante as últimas décadas na Europa, continuam a persistir problemas relacionados com a qualidade do ar que prejudicam o ambiente e causam um forte impacto na saúde em termos de mortes prematuras e de doença.

Mais informações aqui.

Notícias
2022-07-29