Em 1952, teve lugar em Estrasburgo a primeira sessão da Assembleia Comum da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que viria a ditar o início do Parlamento Europeu (PE) tal como hoje o conhecemos. De uma assembleia de apenas seis países fundadores e 78 representantes nacionais, o PE passou, ao longo de sete dácadas, para uma União de 27 Estados-Membros e os atuais 705 deputados diretamente eleitos.

Ator fundamental no desenvolvimento da União Europeia (UE) e da democracia, o PE é o único parlamento transnacional, multilingue, pluripartidário e diretamente eleito no mundo, um poderoso fórum de debate político e de tomada de decisões com poderes legislativos e orçamentais que afetam milhões de cidadãos da UE.

A sua presidente, Roberta Metsola, sublinhou, recentemente, a importância deste órgão legislativo durante uma sessão plenária: “Em 70 anos, a assembleia cresceu e ganhou força, passando de um órgão consultivo com poderes limitados a ser uma verdadeira instituição que abraça a democracia europeia e a expressão da opinião pública europeia. Com uma guerra ilegal em curso na Ucrânia que destrói, mata e prejudica a vontade política das pessoas, conhecemos hoje, e mais do que nunca, a importância de defender a voz democrática dos cidadãos e os valores democráticos europeus que esta casa representa".

Mais forte do que nunca apesar dos tempos difíceis, o PE comemora as conquistas históricas e legislativas dos últimos 70 anos numa cerimónia especial, transmitida aqui via Webstreaming.

#UniãoEuropeia

Notícias
2022-11-22