Reunidos na passada quinta-feira, os ministros do Emprego e dos Assuntos Sociais da UE apresentaram as suas metas nacionais para a concretização do Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais até 2030, visando tornar a Europa mais justa, inclusiva e repleta de oportunidades.

O Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais define a ambição da UE de uma Europa social forte, centrada no emprego, nas competências e na inclusão social, que inclui três metas sociais a nível da EU, a alcançar até 2030: (1) Pelo menos 78 % da população entre os 20 e os 64 anos deverão ter emprego; (2)Pelo menos 60 % de todos os adultos deverão participar anualmente em ações de formação; (3) O número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social deve diminuir pelo menos 15 milhões, incluindo 5 milhões de crianças, em comparação com 2019.

Graças a todos estes compromissos dos Estados-Membros, a União está a caminho de alcançar, e mesmo de ultrapassar, os principais objetivos definidos a nível da União:

  • Em matéria de emprego, as metas nacionais no seu conjunto excedem a grande meta da EU;
  • No que diz respeito à educação de adultos, as metas propostas pelos Estados-Membros até à data quase atingem a grande meta da EU;
  • Conjuntamente, as metas nacionais em matéria de redução do número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social superam a grande meta da UE.

Os resultados são tanto mais positivos se considerarmos o difícil contexto da invasão injustificada da Ucrânia pela Rússia e das suas consequências sociais e económicas. Mais informações no comunicado de imprensa.

Notícias
2022-06-20