A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve saúda publicamente a distinção com as insígnias de “Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres” do Ministério da Cultura de França do docente da Universidade do Algarve Manuel Célio Conceição, as quais foram entregues pela embaixadora em Lisboa, Hélène Farnaud-Defromont, numa cerimónia na qual participaram José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, e Maria de Lurdes Carvalho, diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional.
Atribuída por despacho da ministra da Cultura Rima Abdul Malak, esta distinção é concedida a personalidades que se distinguem pela sua atividade nos domínios da cultura e da comunicação e pela contribuição para a promoção das Artes e das Letras em França e no mundo.
Doutor em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa e colaborador habitual do Europe Direct Algarve, a atividade de Manuel Célio Conceição centra-se na área das ciências da linguagem, em particular nos domínios da diversidade linguística e cultural, do multilinguismo e das políticas linguísticas, nomeadamente na Aliança da Universidade Europeia dos Mares (SEA EU), onde desempenha as funções de coordenador do grupo de comunicação de ciência.
Professor associado com tenure da Universidade do Algarve, entre outros cargos e funções na Universidade do Algarve, realçam-se os cargos de pró-reitor e diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. É atualmente vice-presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve.
Manuel Célio Conceição foi vice-presidente do Conselho Europeu das Línguas entre 2013 e 2015 e depois presidente entre 2015 e 2017, sendo atualmente presidente ex officio e representante do CEL/ELC na European Alliance for Social Sciences and Humanities (EASSH), de que foi fundador. Foi até 2023 presidente da Rede Lexicologia, terminologia e tradução da Agence Française de la Francophonie. É membro da comissão científica da Rede Panlatina de Terminologia (REALITER), da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP) e membro da direção do Observatório de Terminologia e Política Linguística (OTPL) da Universidade Católica de Milão. É editor de European Journal of Language Policy e ainda membro de comissões científicas de várias revistas especializadas de que se destacam Sustainable Multilingualism, TRADTERM, Polissema, Plaisance, L’analisi linguística e letteraria, Linguarum arena, Sciences de l’homme, e exerce funções de avaliador de bolsas e de projetos de investigação em agências/fundações de vários países da Europa e de programas europeus.