Decorreu, no Polo de Gambelas da Universidade do Algarve, uma sessão técnica dedicada à Valorização dos recursos genéticos tradicionais, novas culturas e gestão da água de rega, promovida pela CCDR Algarve, I.P. e pela Universidade do Algarve UAlg, no âmbito dos projetos Agro + Eficiente (A+E), do Plano de Recuperação e Resiliência (#PRR).

A iniciativa reuniu especialistas e técnicos para discutir para a partilha de conhecimento e reflexão sobre estratégias de adaptação da agricultura às alterações climáticas, com enfoque na gestão eficiente da água de rega, na valorização dos recursos genéticos tradicionais e na introdução de novas culturas mais resilientes ao stress hídrico e práticas de agricultura regenerativa, assim como estudo do microbioma do solo em regimes de rega deficitária e microenxertia como técnica para a obtenção de plantas isentas de vírus e de viroides.

A sessão contou com a participação de investigadores da Universidade do Algarve, no âmbito do programa MED&CHANGE, e de responsáveis da CCDR Algarve, I.P., reforçando a ligação entre ciência, inovação e aplicação prática no setor agrícola regional. O momento assinalou ainda o primeiro ato oficial da nova Reitora da UAlg, Alexandra Teodósio.

O projeto A+E promove práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes, apoiando a inovação tecnológica e a resiliência dos sistemas produtivos do Algarve, em parceria com a UAlg, AMAL, Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM), COTHN, Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba (AIDA), Agrupamento de Produtores de Alfarroba e Amêndoa (AGRUPA), FRUSOAL, Fulgur IT, Nutribean e Mil Plantas.

2025-12-19