Notícias

CCDR Algarve organiza o 1º Festival da Gastronomia - Dieta Mediterrânica

Realiza-se no próximo dia 22 de maio de 2015 o 1º Festival da Gastronomia - Dieta Mediterrânica, na Escola de Hotelaria e Turismo, em Faro. Em simultâneo, tem lugar a mostra gastronómica - Sentidos & Tradições promovida, anualmente, pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

A gastronomia portuguesa faz parte do tecido económico e cultural, cuja importância tem vindo a ser crescente e faz parte integrante do património cultural português. Neste sentido, a gastronomia portuguesa, enquanto ativo cultural e económico nacional, tem sido objeto, nos últimos anos, de múltiplas e variadas ações de valorização concreta, com especial relevância nos domínios da cultura, do turismo, da agricultura, da saúde e da educação, tendo culminado com a recente inscrição da «Dieta Mediterrânica» na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, em dezembro de 2013, outorgando assim à gastronomia portuguesa uma visibilidade acrescida a nível internacional, justificando-se a sua divulgação e promoção de forma articulada.

O programa contempla um concurso de Gastronomia com 7 equipas concorrentes, que vão ter no júri dois Chefes Algarvios, premiados com uma Estrela Michelin, e um terceiro Chefe muito conceituado a nível nacional e internacional. No início da noite, estará previsto um "Espaço Inovação" onde será possível degustar o que de melhor a cozinha algarvia tem para nos oferecer, tal como, tibornas, ovelha churra, corvina especial da Ria Formosa, cataplana, atum cozinhado em pedra de sal e mais petiscos inovadores.

Ainda durante esta primeira edição do festival de gastronomia, haverá um concurso de decoração de mesas, feito à base de produtos tradicionais e do artesanato do Algarve. Para além dos expositores anualmente convidados pela Escola de Hotelaria e Turismo, haverá também um expositor com os produtos inovadores da cozinha algarvia mediterrânica, onde não faltarão os doces, a salicórnia, o licor de tomilho cabeçudo, os azeites aromatizados, as trufas de figo, entre muitos outros.

Num espaço de referência histórica e arquitetónica como o Convento de São Francisco, onde se situa Escola de hotelaria e turismo do Algarve, a mostra de sentidos e tradições tem por objetivo pôr em prática competências adquiridas pelos alunos ao longo do ano letivo, e contribuir para a visibilidade dos empresários dos vários setores de atividade da região algarvia.

Este evento insere-se numa estratégia consistente de promoção e divulgação da gastronomia regional algarvia no sentido de demonstração e usufruição de uma linha integrada desta temática.

O 1º Festival da Gastronomia - Dieta mediterrânica é financiado pelo PO Algarve 21.