A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e o EUROPE DIRECT, no âmbito da divulgação do Convite para a apresentação de candidaturas para 2023, promove uma sessão destinada aos setores do Ensino Escolar (EE), Ensino e Formação Profissional (EFP) e Educação de Adultos (EA).

Com acesso livre aos interessados, a ação decorre na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, pelas 14h30, no Auditório da CCDR Algarve (Praça da Liberdade, 2 – Faro), devendo as inscrições ser efetuadas AQUI.

O Programa ERASMUS+ é uma das mais bem-sucedidas criações do Projeto Europeu e isso pode ser demonstrado pelos 35 anos de existência que celebraremos este ano.

Este é um programa mais integrado em termos de objetivos e prioridades, sendo que existem 4 prioridades básicas e horizontais:

  1. Inclusão e Diversidade
  2. Transformação Digital
  3. Ambiente, Clima e Sustentabilidade
  4. Participação na vida democrática

As oportunidades do Programa Erasmus+ formalizam-se na seguinte tipologia de projetos:

Mobilidade para fins de aprendizagem

  • Mobilidade combinada e atividades virtuais
  • Acolhimento de professores e educadores em formação
  • Mobilidade de grupo de alunos (curta e longa duração)
  • Jobshadoing
  • Participação em concursos de competências (VET)
  • Mobilidade de grupo e/ou individual de formandos adultos:
  • cursos e formação (ADU)
  • Acreditação: A acreditação Erasmus é uma ferramenta para as organizações nomeadamente num setor do ensino que se queiram abrir ao intercâmbio e mobilidade transnacional. A atribuição da acreditação Erasmus confirma que a organização criou um plano para realizar atividades de mobilidade de elevada qualidade no âmbito de um esforço mais vasto de desenvolvimento da sua organização. Este plano é designado Plano Erasmus e constitui uma parte essencial do pedido de acreditação Erasmus.

Parcerias de Cooperação

  • Parcerias de cooperação
  • Parcerias de pequena Dimensão: Designadas por small scale são projetadas para ampliar o acesso ao programa para atores de pequena escala e públicos difíceis de alcançar. Com subvenções mais baixas, duração mais curta e requisitos administrativos mais simples em comparação com as Parcerias de Cooperação, esta ação visa chegar às organizações de base, menos experientes e recém-chegados ao Programa, reduzindo as barreiras de entrada no programa para organizações com menor capacidade organizacional.
  • As Parcerias para a Excelência apoiam projetos com uma perspetiva sustentável de longo prazo. No setor Escolar são apoiadas as Academias de Professores Erasmus+
  • Estas ações são geridas pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA). 
  • CENTROS DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL (VET)
  • ACADEMIAS DE PROFESSORES ERASMUS+ : A criação da Erasmus Teachers Academy (ETA), que tem como objetivo gerar parcerias europeias de formação de professores e formadores com o intuito de criar Academias de Professores Erasmus+. Prevê-se que estas Academias contribuam para desenvolver o multilinguismo e a diversidade cultural e desenvolver a formação de professores em consonância com as prioridades da UE em matéria de política de educação, contribuindo para os objetivos do Espaço Europeu da Educação.
  • FORMAÇÕES DE PROFESSORES JEAN MONNET : As Formações de Professores Jean Monnet visam apoiar as escolas no planeamento, na organização e na distribuição de conteúdos sobre a UE nas respetivas atividades curriculares e extracurriculares.
  • ALIANÇAS PARA A INOVAÇÃO (ES/VET)

 

2022-11-23