A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve disponibilizou mais uma edição do “Números em Destaque”, desta vez dedicado às Contas Regionais de 2019.

Este boletim surge na sequência da disponibilização dos dados definitivos das Contas Regionais de 2018 e dos dados provisórios de 2019 pelo Instituto Nacional de Estatística, apresentando uma análise síntese e evolução de um conjunto de indicadores que traduzem globalmente o panorama macroeconómico da região.

O contexto nacional e internacional favorável conduziu a um ciclo de crescimento económico em que a região algarvia apresentou desde 2014 um desempenho quase sempre superior à média nacional, tendo mesmo registado a taxa de variação real do Produto Interno Bruto (PIB) mais elevada em 3 períodos anuais. Embora em 2018 e 2019 se tenha verificado uma desaceleração do crescimento face a anos anteriores, o Algarve continuou a reforçar o seu contributo para o PIB nacional, passando a representar quase 4,8% no último ano em análise.

Os dados provisórios das Contas Regionais 2020 serão publicados em dezembro próximo e irão espelhar um novo ciclo, fortemente marcado pelas consequências do choque externo causado pela pandemia, que abalou a economia mundial e, em diferentes intensidades, os países e as regiões, com especial reflexo no Algarve por ter uma base económica quase exclusivamente de setor do Turismo.

2021-05-14