Notícias

CCDR Algarve e DGT promovem Sessão Pública sobre Cartografia e Informação Geográfica

A informação geográfica desempenha um papel fundamental na vida quotidiana das pessoas e das organizações contribuindo para o ordenamento, planeamento, monitorização, gestão, análise, decisão e melhoria da produtividade e eficiência, constituindo-se igualmente como um fator de promoção da transparência e da participação pública dos cidadãos.

Neste âmbito, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e a Direção-Geral do Território (DGT) promovem uma Sessão Pública para apresentação e discussão da proposta de especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência, que terá lugar no dia 25 de junho (segunda-feira), às 10h30, nas instalações da CCDR Algarve, em Faro.

Num tempo de restrições de recursos mas igualmente de grandes necessidades de informação geográfica impõe-se a definição de uma estratégia, a médio prazo, que conduza à criação de uma infraestrutura de informação geográfica de referência amplamente disseminada e utilizada com conteúdos completos, íntegros e atualizados.

Visando a futura implementação de uma infraestrutura de informação geográfica de referência a DGT, em associação com a CCDR Algarve, apresenta, para participação pública, uma proposta com as especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência, incluindo a cartografia topográfica e topográfica de imagem - Especificações Técnicas do Modelo Topográfico.

As especificações técnicas da cartografia e informação geográfica que venham a adotar-se no final deste processo irão substituir as que estão atualmente em vigor, nomeadamente as normas técnicas de produção e reprodução da cartografia e ortofotocartografia à escala 1: 10 000 e 1: 2 000, disponíveis no sítio da internet da DGT.

A sessão decorrerá nos termos do programa divulgado, sendo a entrada livre, ainda que sujeita a inscrição prévia limitada à capacidade do espaço.