A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve) promoveu, através da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional, da Unidade de Cultura e do Centro Europe Direct do Algarve, em colaboração com o Centro de Informação Europa Criativa, um dia inteiramente dedicado à divulgação das oportunidades de financiamento europeu para as artes, a cultura e a criatividade: Dia da Europa Criativa no Algarve.
A iniciativa integrou-se nas ações da EREI Algarve – Estratégia Regional de Especialização Inteligente, no domínio das Indústrias Culturais e Criativas, e reuniu cerca de 150 participantes, entre entidades públicas, associações do setor cultural, empresas do setor tecnológico e criativo, universidades e órgãos de comunicação social.
Ao longo do dia foram realizadas quatro sessões autónomas, com elevada participação, dedicadas às três vertentes do Programa Europa Criativa: CULTURA, MEDIA e TRANSECTORIAL. As sessões permitiram aprofundar o conhecimento sobre as linhas de financiamento disponíveis e esclarecer dúvidas práticas dos agentes regionais interessados em candidaturas a fundos europeus.
Na vertente Cultura, Sara Machado destacou o aviso para Projetos de Cooperação Europeia, que podem envolver organizações de todas as dimensões e que tem como objetivo promover a inovação, a criação e a circulação transnacional de obras e artistas europeus. Neste âmbito, sublinhou a importância da integração em consórcios internacionais, recomendando a adesão a redes e plataformas europeias, bem como a utilização de mecanismos de procura de parcerias. Foi igualmente apresentada a ação “Culture Moves Europe”, que apoia a mobilidade de artistas e profissionais da cultura, através de mobilidade individual ou da organização de residências artísticas.
Já Susana Costa Pereira apresentou a vertente MEDIA do programa, uma ferramenta da União Europeia de apoio ao setor audiovisual, com duas metas fundamentais: aumentar a circulação transnacional das obras audiovisuais europeias e reforçar a sua audiência. As linhas de financiamento do MEDIA centram-se no apoio a produtores independentes de audiovisual europeus, em obras de ficção, animação e documentários criativos, nas fases de desenvolvimento ou produção, destinadas a exibição em sala, televisão ou plataformas online.
Durante a sessão de abertura, o Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, e o Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, destacaram a importância estratégica do Programa Europa Criativa para o desenvolvimento cultural e criativo das regiões, sublinhando o papel da cooperação europeia na valorização dos territórios, no reforço da identidade cultural e na criação de novas oportunidades para os agentes culturais, numa intervenção que pode ser revista no vídeo disponível aqui.
Ao longo de um dia de trabalho e partilha, o Centro de Informação Europa Criativa contribuiu para criar um ambiente de proximidade com os agentes culturais da região, reforçando o conhecimento sobre as oportunidades de financiamento europeu para as artes, a cultura e a criatividade. As apresentações das diferentes sessões estão disponíveis aqui.
Toda a informação sobre o Programa Europa Criativa e respetivas calls pode ser consultada em www.europacriativa.eu.

