Notícias

Dados abertos são o futuro da cartografia em Portugal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Algarve) e a Direção Geral do Território (DGT) promoveram uma sessão integrada no processo de discussão da proposta das novas especificações técnicas de cartografia e informação geográfica de referência, incluindo a cartografia topográfica e topográfica de imagem.

“As novas especificações técnicas apresentam mudanças de fundo, abandonam a lógica CAD e adaptam-se à transformação digital” destacou Mário Caetano, Subdiretor–Geral do Território, sublinhando que “em vez das escalas fala-se agora em níveis de detalhe. Antes de alterarmos as normas queremos ouvir toda a gente do setor”, perante uma audiência composta maioritariamente por técnicos da administração local e regional do Algarve e do Alentejo.

As especificações técnicas do Modelo Topográfico (MTop-ET-V0.4) resultam de um processo de reestruturação das atuais normas e especificações técnicas tendo em consideração os novos paradigmas tecnológicos assim como as disposições dos regulamentos comunitários e nacionais para a informação geográfica.

As especificações técnicas da cartografia e informação geográfica de referência que venham a adotar-se no final deste processo irão substituir as que estão atualmente em vigor, nomeadamente as normas técnicas de produção e reprodução da cartografia e ortofotocartografia à escala 1:10.000 e 1:2.000, disponíveis no sítio na Internet da DGT.