Notícias

Dia da Europa em Lagos veste-se de azul e celebra o Mar

No próximo dia 9 de maio, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Centro Europe Direct Algarve e o Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 associam-se ao Município de Lagos para festejar o Dia da Europa.

Pelas 10 horas da manhã, Joaquina Matos, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, e Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve, fazem as honras da casa e dão as boas vindas aos participantes nos antigos Paços do Concelho, abrindo um programa comemorativo sobre a Europa e a temática do Mar, assinalando igualmente o Dia Europeu do Mar (20 de maio), valorizando Lagos enquanto Terra dos Descobrimentos e potenciando as oportunidades do CRESC Algarve 2020 para os investimentos assentes na Economia do Mar.

Ao longo do dia, o programa oferecido à população é de celebração e festa, para assinalar os 60 anos dos Tratados de Roma e os 30 anos do programa ERASMUS, o mais europeu de todos os programas. Do hastear das bandeiras ao som da banda Filarmónica local ao concerto do fim da tarde no Auditório da cidade, das performances de teatro aos percursos de descoberta para os mais novos até às visitas a projetos financiados pelo CRESC Algarve 2020, muitas são as propostas para Dia da Europa.

Mais atlântico, mais mediterrâneo

Durante a tarde, no auditório dos Paços do Concelho LAGOS SÉCULO XXI, a conferência Ris3Azul propõe-se debater as escolhas regionais, consubstanciadas na Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), nos projetos em curso, no posicionamento do Algarve na Política Comum de Pescas e na valorização dos recursos do Mar.

Um filme proposto pela SCIAENA – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação e uma comunicação inicial de Conceição Santos, da Direção-Geral de Política do Mar, darão o tom para a mesa redonda moderada por Maria João Bebianno, reconhecida investigadora da Universidade do Algarve, com a participação de representantes da DOCAPESCA, CCDR Algarve e Município de Lagos.

O Dia da Europa comemora a paz e unidade na Europa, assinalando o fim da Segunda Grande Guerra e o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, Robert Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir a gestão de dois importantes recursos, o carvão e o aço que eram a base do poderio militar e desenvolvimento industrial, como garante da PAZ.

Atualmente designada União Europeia, teve por precursoras a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951, que abriu o caminho para a Comunidade Económica Europeia (CEE), na sequência da assinatura dos Tratados de Roma (Tratado Constitutivo da CEE e Tratado Constitutivo da Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom), assinados em 25 de março de 1957 pela Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

O Dia da Europa, celebrado pela primeira vez em 1986 e inicialmente dirigido às comunidades escolares, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.

#EMD2017 #Europeday #EU60 #CCDRAlgarve #Algarve2020 #EuropeDirectAlgarve #Lagos

Programa e inscrições