A Comissão Europeia propôs 2021 como Ano Europeu da Ferrovia, com eventos e campanhas para promover o comboio como meio de transporte sustentável, inovador e seguro, no quadro dos esforços para alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Apresentada no mesmo dia que a Lei do Clima - que visa consagrar na lei comunitária o compromisso da União Europeia de atingir a neutralidade carbónica até 2050 -, esta proposta do executivo de Bruxelas prevê "uma série de eventos, campanhas e iniciativas" de promoção dos transportes ferroviários ao longo de 2021, ano em que Portugal assume, durante o primeiro semestre, a presidência do Conselho da UE 

Para apoiar a realização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu no domínio dos transportes, a Comissão Europeia propôs ontem tornar 2021 o Ano Europeu do Transporte Ferroviário. O transporte ferroviário será promovido como modo de transporte sustentável, inovador e seguro através de uma série de eventos, campanhas e iniciativas em 2021. Os seus benefícios para as pessoas, a economia e o clima serão sublinhados e a atenção centrar-se-á nos desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único sem fronteiras. O festival de arte internacional Europália já elegeu o transporte ferroviário como tema para 2021, e constituirá um contribuinte ativo para o vasto leque de atividades realizadas ao longo do Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

No roteiro da comissão Europeia para tornar a União Europeia sustentável até 2050, O Pacto Ecológico Europeu é a “nossa nova estratégia de crescimento; um crescimento que adiciona mais do que subtrai”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
 

Notícias
2020-03-06