A saúde é condição indispensável para o funcionamento da sociedade e da economia em particular. A solidariedade foi uma das respostas da UE no combate ao Coronavírus, tendo os Estados-Membros abandonado as medidas unilaterais e passado a apoiar-se mutuamente, tendo sido igualmente mobilizados fundos da UE para apoiar os sistemas de saúde e as medidas sanitárias nos Estados-Membros e nas diversas regiões. E é através da Politica de Coesão e dos fundos europeus regionais e do novo programa EU4Health que são apoiados todos estes investimentos.

A segunda edição do concurso de fotografia AlgarveIsEU, este ano com o tema:  “Europa pela sua Saúde”, apresentada no decorrer da cerimónia oficial do 9 de maio deste ano, traz a preocupação de retratar as circunstâncias extraordinárias que vivemos, e o modo como a Europa se organizou para responder ao problema.

O último ano, trouxe a todos nós, particularmente, momentos e experiências que dificilmente esqueceremos. Registos que ficaram nas memórias daqueles que os viveram e que foram quiçá registados através da fotografia. Com a mobilidade restringida, a fotografia foi, para muitos, um escape, um “ponto de fuga” para lidar com um dia a dia para todos, de muitas maneiras, diferente. Acreditamos que o concurso irá desvendar os muitos olhares sobre a pandemia na região, os dos profissionais de saúde, mas também os dos comuns cidadãos.

AlgarveIsEU 2.1

 O concurso terá início, às 23.59 de 9 de maio de 2021,  Dia da Europa 2021 e encerrará às 23h59 do dia 24 de julho. Tem como principais objetivos:

Revelar, de forma criativa a presença da Europa, dos fundos europeus ou das medidas de contingência no combate à pandemia.

Difundir a campanha europeia EUinMyRegion que divulga e premeia os resultados da política de coesão nos territórios

Quem pode e como participar? 

Pessoas maiores de 18 anos, profissionais de saúde da região e toda a comunidade algarvia em geral. As fotos terão de ser publicadas nas contas públicas de facebook e/ou Instagram dos autores. Cada concorrente pode apresentar, a concurso, o máximo de cinco imagens, mas só uma destas poderá ser considerada vencedora.

Os prémios

Um júri atribuirá 3 primeiros prémios e um Prémio vencedor dos profissionais de Saúde.  Haverá ainda um Prémio do Público, que será atribuída à foto com o maior número de “gostos/likes”, contabilizados até ao encerramento do concurso.

Toda a informação necessária sobre os prémios e as candidaturas, assim como o vídeo de apresentação do concurso, ficará disponível nos sítios web e redes sociais dos promotores e neste evento em particular (4) AlgaveIsEU 2.1 | Facebook

O Europe Direct Algarve, que a CCDR Algarve acolhe há 25 anos, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve através da Biblioteca – Centro de Documentação Europeia, são os promotores desta segunda edição. Na qualidade de jurados e/ou patrocinadores colaboram: CCDR Algarve, CHUA, Universidade do Algarve, ETIC Algarve, FNAC Portugal em Faro, Associação A NAFA, Associação Um Quarto Escuro e a  PC quatro em Faro.

Saber mais sobre o EU4Health 2021-2027 – a vision for a healthier European Union | Saúde pública (europa.eu)

O programa UE pela Saúde é a resposta da UE à COVID-19, que teve pesadas consequências para os profissionais de saúde, os doentes e os sistemas de saúde na Europa. Ao investir de 5,1 mil milhões de EUR, tornando-se assim o maior programa de saúde de sempre em termos monetários, o programa UE pela Saúde concederá financiamento aos países da UE, às organizações de saúde e às ONG. Os pedidos de financiamento serão abertos em 2021. Esta página será atualizada quando estiverem disponíveis mais informações.

 

#AlgarveIsEU 2.1 - Concurso de fotografia

Regulamento

Declaração 

 

 

Notícias
2021-05-10