Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?

A 5 e a 8 de junho comemoram-se dois dias importantes: o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos, respetivamente. Dois Dias proclamados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972 e 2008, para conscientizar governos, populações e demais entidades…

A ONU resumiu os numerosos problemas e desafios que a humanidade tem pela frente na sua Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adotada em 2015, esta Agenda propõe medidas concretas para que, num prazo de dez anos, se atinja um mundo mais justo, próspero e ecológico. Falta pouco e estamos atrasados. Será que estamos ainda a tempo de salvar o nosso planeta?

No que respeita a Educação Ambiental, as escolas estão na linha da frente ao prepararem os jovens de hoje para o exercício de uma cidadania consciente, informada e ativa. 

Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, será inaugurada a 9 de junho, a exposição coletiva ”LIXARTE”, que irá exibir tapeçarias realizadas com lixo marinho, um projeto realizado por alunos de várias escolas do Algarve integradas na rede Escola Azul e no Plano Nacional das Artes. A exibição pretende sensibilizar o público para a problemática do lixo marinho e para a proteção dos oceanos.

Pode visitar a “LIXARTE” em Faro, de 9 a 15 de Junho, na Associação na Associação Recreativa e Cultural de Músicos e a partir de 17 de junho em Portimão (em local a anunciar). Em julho estará na Galeria Municipal de São Brás de Alportel e em Agosto no Centro Azul na praia de faro. 

Até final do ano, a exposição irá percorrer outras localidades do Algarve, promovendo a reflexão sobre hábitos de consumo mais sustentáveis e, esperemos, despertando a consciência ecológica de quem a visita

Ler também:

https://amal.pt/comunicacao/publicacoes/234-plano-intermunicipal-de-ada…

https://www.ccdr-alg.pt/site/info/ccdr-algarve-apresenta-agenda-regiona…

Notícias
2022-06-09