Dora Barradas - Conselheira para a Igualdade de São Brás de Alportel - e Bella Carballo - presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Huelva - aceitaram o desafio de cooperarem + unindo um lado e outro da fronteira através de uma nova ponte (digital): o grupo «Rede Mulheres/Mujeres Portugal Espanã» que pretende alimentar nas redes sociais a cooperação iniciada já em 2016.

Cerca de 70 mulheres, de um lado e outro do Guadiana - vindas, inclusive, desde São Brás de Alportel e Faro, viveram dia de empoderamento, alegria e cooperação na Casa Grande em Ayamonte, Espanha, no âmbito do II encontro transfronteiriço «Empreender no Feminino: Empoderamento Económico», uma co-organização «Algarve Women's Business Network» e Campanha «30 Anos 30 Iniciativas». 

O dia foi marcante pelas melhores razões. Houve entrega, cooperação, início de novas relações profissionais, empatia, divertimento, descontração, alegria e amor pelo próximo. A Causa Social conseguiu angariar cerca de 200 euros em dinheiro e produtos de higiene e calçado para a família de refugiados do Iraque acolhidos pela Cruz Vermelha da Fuzeta. Pelo palco passaram 12 oradoras, 6 portuguesas e 6 espanholas, com histórias de vida inspiradoras e imensamente genuínas. A jovem eurodeputada Claúdia Aguiar honrou-nos com a sua presença e referiu o papel do PE na defesa das questões de género mas que, também aí, ainda há caminho a percorrer por exemplo quanto à concessão de licença de maternidade para as mulheres deputadas.

Vilma André, Encarna Sayago, Alexandra Jacinto, Anabela Gonçalves, Lola Lorenzo, Esperanza Gerónimo, Rosa Dias, Inmaculada Lorenzo, Sara Gomes Brito, Gema Cayuena (do grupo pintoras El Rellaño), Dália Paulo e Isabel Calheiros foram as mulheres que partilharam o seu percurso de vida.

Oito mulheres ainda, jovens, estiverem no leme da confeção de um menú delicioso - Érica Costa, Mariana Carvalho, Joana Raposo, Cátia Gomes, Tatiana Santos, Leonor Viegas, Alexandra Navarro, Ana Silva e Ana Margarida Jordão, coordenadas pela sua formadora Ângela Oeiras. Vindas da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.Um almoço confeccionado através de produtos locais totalmente oferecidos por produtores. A eles agradecemos imensamente: «Feito no Zambujal», «Atlantik Fish», «Lima com Pimenta», «Frusoal», «ANCCRAL», «Carnes D'Ouro» e «Pastelaria e Padaria Cavaco». Os nossos coffee break também só foram possíveis graças à generosidade total de «A Prova», «Quinta da Fornalha», Cafés Camelo», «Herbalife» e D.Isabel. 

O nosso “pintar a Europa” a muitas mãos só foi possível graças à organização do grupo de seis pintoras «El Rellaño». A poesia em português e espanhol foi seleccionada pelos «Poetas do Guadiana» e foi brilhante!

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel cedeu-nos um autocarro que transportou dezenas de mulheres, o que se mostrou uma cooperação de inexcedível grandeza! A câmara municipal de VRSA colocou à disposição uma viatura e seu motorista que gentilmente conduziram as nossas cozinheiras. Obrigada! E o Ayuntamiento de Ayamonte cedeu-nos um lugar muito bonito e confortável que esperemos ter ajudado a dinamizar e a divulgar além-fronteiras: O Centro de Cultura Casa Grande. Obrigada também a todos os jornalistas e fotógrafos/câmeras que estiveram presentes.

A campanha #30anos30iniciativas, que assinala os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha na UE está disponível para fazer muitas mais pontes! Continuamos empenhados nestas iniciativas de cooperação entre dois países que se misturam diariamente e que criam laços enormes de amizade, amor e empreendedorismo. Recorde-se que a compõem: Centro Europe Direct Algarve e Jornal do Baixo Guadiana, como organizadorese como parceiros incansáveis a Eurocidade do Guadiana, a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, Associação Odiana e a CCDRAlg.

Notícias
2017-03-29