Desde as florestas eslovenas até as ilhas gregas, passando pelas ruas de Londres e Berlim, professores, pescadores, jovens e aposentados, incluindo muitos membros da Avaaz, se prontificaram a ajudar dezenas de milhares de refugiados. São os heróis invisíveis da tragédia que se desenrola. E ao longo dos últimos cinco meses, nossa comunidade financiou operações marítimas privadas que salvou milhares de vidas, montou um projeto que possibilitou a milhares de membros da Avaaz oferecer ajuda, ou mesmo suas próprias casas, para os refugiados de guerras. Fizemos ainda uma campanha robusta, com 1,2 milhão de assinaturas, que ajudou a pressionar líderes mundiais a oferecer abrigo para centenas de milhares.

Os recentes ataques tornaram esta batalha muito mais difícil. Mas eis o que podemos fazer se arrecadarmos o suficiente:

  • Ajudar a Agência de Refugiados da ONU a fornecer vans e ônibus necessários para transportar e proteger milhares dentre os mais vulneráveis refugiados pelas fronteiras da Europa, levando-os para centros de acolhimento seguros ou temporários.
  • Lançar uma campanha para assegurar que a Grécia forneça acesso seguro e legal para refugiados por meio da fronteira terrestre, como a melhor maneira de acabar com os afogamentos.
  • Aumentar a pressão sobre os governos da União Europeia para garantir que cumpram imediatamente e ampliem a promessa de transportar e acolher refugiados em toda a Europa.

Executar ações ágeis para combater o alarmismo causado pelo medo e o ódio contra os refugiados.

É fácil perder o ânimo diante da magnitude desta crise e suas causas profundas. Ainda assim, isso não pode ser usado como desculpa para não agir. Nossa comunidade incrível foi feita para momentos como este – vamos mostrar nossa solidariedade com as pessoas que estão corajosamente desafiando a morte e o terror para proporcionar segurança e liberdade para seus filhos e idosos. Mas vamos também nos unir aos heróis invisíveis que, dia após dia, trabalham incansavelmente para trazer esperança aos refugiados.

Fontes:

Inverno faz cada vez mais vítimas entre os refugiados (RTP)
http://www.rtp.pt/noticias/pais/inverno-faz-cada-vez-mais-vitimas-entre-...

Polônia se volta contra refugiados após ataques em Paris (Deutsche Welle)
http://www.dw.com/pt/pol%C3%B4nia-se-volta-contra-refugiados-ap%C3%B3s-a...

O inverno está chegando para refugiados da Síria; UE não está pronta (Foreign Policy) (em inglês)
http://foreignpolicy.com/2015/10/28/winter-is-coming-and-the-eus-refugee...

Crise de refugiados da Europa - pauta para ação (Human Rights Watch) (em inglês)
https://www.hrw.org/report/2015/11/16/europes-refugee-crisis/agenda-action

Polônia se fecha para refugiados depois dos ataques de Paris (Bloomberg) (em inglês)
http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-11-14/poland-to-shun-refugee...

A Avaaz é uma rede de campanhas global de 41 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter

Notícias
2016-03-07