Em conformidade com as prioridades da UE em matéria de capacidades especificadas na bússola estratégica, a Comissão lançou oito convites à apresentação de propostas, que incidem num total de 33 temas e num vasto leque de tecnologias e capacidades de defesa no quadro do Fundo Europeu de Defesa (FED).

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, os líderes da UE estão mais conscientes de que nenhum Estado-Membro pode enfrentar de forma isolada as atuais ameaças à segurança. A Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, considerou mesmo prioritária a transição para uma união de segurança e defesa, o que está em consonância com o desejo da maioria dos europeus que espera que a UE garanta a segurança e da paz na Europa. 

Sem substituir os esforços dos Estados-Membros, o FED é o principal instrumento da Comissão para apoiar projetos de defesa competitivos e colaborativos durante todo o ciclo de pesquisa e desenvolvimento, com especial enfoque para projetos de tecnologias e equipamentos de defesa de última geração e interoperáveis. Para o período 2021-27, o FED dispõe de um orçamento de € 7.953.000.000.

Pode encontrar mais informações sobre as diferentes prioridades do programa de trabalho para 2022 aqui. Para mais informações, consulte o portal de convites à apresentação de propostas e o sítio Web do Fundo Europeu de Defesa.

Notícias
2022-06-24