Data

A pandemia, o teletrabalho e a crise económica exacerbaram os problemas de saúde mental, aumentando o stress, a ansiedade e os casos de depressão. Logo em julho de 2020, o Parlamento Europeu reconheceu a saúde mental como um direito humano fundamental e apelou a um plano de ação da União Europeia para a saúde mental. 

Os eurodeputados trabalham agora em novas linhas de prevenção dos problemas de saúde mental, tendo apelado às restantes instituições da UE e aos Estados-Membros que também reconheçam a urgência dos problemas de saúde mental associados ao trabalho e procurem formas de os prevenir.

No âmbito da Semana da Saúde Mental realiza-se o webinar “A UE e a Sáude Mental”, com a participação dos eurodeputados Sara Cerdas (PS-S&D), José Gusmão (BE - GUE/NGL) e João Pimenta Lopes (PCP - GUE/NGL) que irão debater o papel da União Europeia na proteção da saúde mental dos cidadãos europeus. A moderação está a cargo do jornalista e autor do podcast inSanidades Mentais, Paulo Farinha.

Este evento pode ser seguido no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal e nas redes sociais Facebook e Twitter do Parlamento Europeu. Os interessados podem enviar as suas questões por escrito ou por vídeo até dia 13 de outubro para eplisboa@europarl.europa.eu.

Eventos
2022-10-11