Notícias

Enterprise Europe Network – Iniciativas em 2018 para o sector do Turismo

A Enterprise Europe Network – da qual a CCDR Algarve é membro – é uma iniciativa da Comissão Europeia e constitui, atualmente, a maior rede de serviços de informação e aconselhamento gratuito às empresas a nível mundial.

Na sua qualidade de membro, a CCDR Algarve está a coordenar o Grupo de Peritos do Turismo da Enterprise Europe Network, o qual divulgou, esta semana, um conjunto de iniciativas/temas a desenvolver em 2018, potencialmente interessantes para as empresas deste sector.

2018 EU-China Tourism Year

Os peritos da Enterprise Europe Network na área do turismo e património cultural estão a colaborar ativamente com a iniciativa PET - Partnerships in European Tourism promovendo a participação dos clientes da Network nos vários eventos relativos ao mercado turístico chinês, relevando-se o ITB Berlin (6-7 Março), onde as empresas Europeias do sector do Turismo poderão agendar encontros bilaterais com operadores turísticos Chineses.

Turismo e Indústrias Criativas

Peritos da Network irão identificar ecossistemas inovadores que envolvam cooperação entre empresas de turismo e da área criativa, com o objetivo de prestar serviços especializados de apoio à inovação e internacionalização. Sublinhe-se que, neste âmbito, terá lugar o TO Design Meeting 2018, em Turim (Itália) que irá abordar o tema design e arquitetura no sector da hotelaria e onde a Network organizará um evento de cooperação empresarial. Consulte o Network’s events calendar.

Digitalização das PME do sector do Turismo

A Enterprise Europe Network irá ajudar as empresas do setor do turismo a encontrar soluções tecnológicas no domínio do digital para melhorarem os seus serviços. Unidades hoteleiras, operadores turísticos e outras organizações ligadas ao setor poderão entrar em contato com empresas TIC e, procurar soluções digitais interessantes através de reuniões bilaterais organizadas pela Network, , como será o caso do B2B da feira internacional de turismo de Berlim, em março de 2018. Consulte os Network’s partnering services.

Turismo e Economia de Partilha

Em 2018, a Network também irá apoiar as PME na exploração de novas oportunidades da economia de partilha (ou economia colaborativa), em particular, no âmbito do turismo sustentável e herança cultural. Várias organizações da Network estão envolvidas em projetos-piloto co-financiados pelo Programa COSME. Entre outras ações, pretende-se fazer o mapeamento das plataformas colaborativas, a organização de fóruns de discussão e a disponibilização de serviços especializados às empresas com grande potencial.

Aconselhamento no âmbito da inovação e do crescimento

Além das iniciativas referidas, os peritos da Enterprise continuarão a prestar serviços de aconselhamento e orientados para a criação de parcerias às empresas do setor do Turismo. No que respeita ao acesso ao financiamento da UE sugere-se a consulta do Guide on EU funding for the tourism sector 2014-2020.

Para mais informações sobre os serviços disponibilizados pela Enterprise Europe consulte o seu site nacional, o site regional da Enterprise Europe Network – CCDR Algarve ou preencha este formulário.

*A Enterprise Europe Network, está presente em mais de 60 países, engloba cerca de 600 entidades e 3 mil profissionais. Esta network atua em três grandes áreas: parcerias internacionais (negócio, tecnologia, investigação); informação estratégica sobre como cooperar na Europa (regulamentação comunitária, propriedade intelectual, iniciativas e programas financiados pela União Europeia) e serviços de apoio à inovação (gestão de inovação; programa Horizonte 2020).