Notícias

Fazer acontecer a Economia Circular no Algarve

A CCDR Algarve convida a participar no workshop “Fazer acontecer a Economia Circular no Algarve” a decorrer no dia 5 de novembro de 2019 entre as 14h00 e as 17h30, no Eva Senses Hotel, em Faro.

Pretende-se que a Agenda Regional de transição para Economia Circular do Algarve seja um produto de todos e, nessa medida, está a CCDR Algarve a organizar dois eventos que se pretendem participados e participativos, destina-se este segundo evento à administração pública local, regional e central sendo que no primeiro evento foi dada voz às empresas.

Por iniciativa do Ministério do Ambiente e Transição Energética, as Agendas Regionais de Economia Circular, deverão ser estabelecidas no âmbito do Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC), pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional que para esse efeito celebraram Protocolos com o Fundo Ambiental.

O PAEC foi aprovado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 190-A/2017, de 11 de dezembro, onde se define a EC como “uma economia que promove ativamente o uso eficiente e a produtividade dos recursos por ela dinamizados, através de produtos, processos e modelos de negócio assentes na desmaterialização, reutilização, reciclagem e recuperação dos materiais. Desta forma, procura-se extrair valor económico e utilidade dos materiais, equipamentos e bens pelo maior tempo possível, em ciclos energizados por fontes renováveis. Os materiais são preservados, restaurados ou reintroduzidos no sistema de modo cíclico, com vantagens económicas para fornecedores e utilizadores, e vantagens ambientais decorrentes de menor extração e importação de matérias-primas, redução na produção de resíduos e redução de emissões associadas”.

Há um mundo de oportunidades a explorar!

Consulte o programa aqui… e confirme já a sua participação.

Última modificação: 
Sexta, 8 Novembro 2019