A exposição evocativa dos 180 anos do Teatro Lethes, patente nas instalações da CCDR Algarve, foi inaugurada no passado dia 3 de outubro, celebrando a história e o valor cultural deste espaço emblemático da cidade de Faro e da região algarvia.

O momento contou com a presença do Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e do Diretor Artístico da ACTA, Luís Vicente, entre outros representantes de entidades regionais ligadas à cultura e ao património.

A exposição “180 Anos do Teatro Lethes” promove, pela primeira vez, uma parte do espólio de um dos teatros à italiana mais emblemáticos do país, inaugurado a 4 de abril de 1845, um ano antes do teatro nacional D. Maria II, e, atualmente, membro da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e da Rota Europeia de Teatros Históricos.

O momento culminou com o concerto da Associação Filarmónica de Faro no Teatro Lethes.

Esta mostra, com curadoria e textos de Ana Clara Santos, Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, estará patente na CCDR Algarve até ao dia 1 de abril de 2025, visitável de segunda a sexta-feira, entre as 09h00-12h30 e as 14h00-17h30.

A iniciativa é promovida pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e pela Câmara Municipal de Faro, com o apoio institucional da CCDR Algarve, I.P., entre outras entidades parceiras, no reforça do seu compromisso com a cultura e o património do Algarve e sublinhando o seu papel no apoio à memória viva e à promoção das artes na região.

2025-10-07