A TROPS – Organização de Produtores Transnacional especializada na produção e comercialização de abacate e manga, e que conta com mais de 4.000 produtores associados (dos quais 120 são portugueses), inaugurou no passado dia 18 de junho, as suas novas instalações em Tavira, Algarve.
O evento contou com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. (CCDR Algarve), que congratulou esta mais-valia para a região.
Com uma área total de 7.195 m², num investimento superior a 9 milhões de euros na economia do agroalimentar do Algarve, as novas instalações permitirão à filial portuguesa de uma das maiores organizações comercializadoras de abacate e manga a nível europeu e mundial, passar a calibrar e embalar fruta localmente, aumentando o valor acrescentado gerado e retido a nível regional, e com isso reduzindo custos e potenciando assim condições para elevar o rendimento dos 120 produtores nacionais associados, na grande maioria, do Algarve.
Até à data, a unidade de Tavira funcionava exclusivamente como ponto de receção da fruta dos produtores regionais, sendo depois necessário o seu envio para o centro de produção de Málaga (Espanha) para processamento, sendo este investimento o corolário do crescimento do peso da produção oriunda do sul de Portugal, que ultrapassou as 11 mil toneladas de abacate, representando cerca de 40% da produção total da organização na Península Ibérica, gerando mais de 30 milhões de euros em volume de negócios.